Publicidade




Madrinha social: Primeira-dama do DF, Mayara Noronha assume compromisso social com HCB


 Mayara Noronha Rocha, advogada, Primeira-Dama, recebe título de madrinha social do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) durante cerimônia realizada na segunda-feira (12.dez.2022). No evento, Mayara Rocha contou que sua primeira agenda pública em 2019, ao se tornar primeira dama e poucos meses após se tornar mãe, foi no HCB. Segundo ela, a vivência da maternidade transformou a saúde em uma de suas pautas. Ao lado de gestores do HCB e do Icipe, e de autoridades do Distrito Federal, firmou um compromisso com a missão do Hospital.

“É justamente para trazer um pouco mais de visibilidade para o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, um pouco mais de recursos, conhecimento do que temos no Distrito Federal que estou aqui, hoje, prestando meu compromisso perante as autoridades, os colaboradores, a sociedade. Um compromisso de que não estou aqui só para receber um título simbólico de madrinha social: me coloco à disposição para ajudar”, garantiu Mayara Noronha.

O presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria (Icipe), Francisco Duda, explicou que o posto de madrinha social tem o objetivo de complementar o trabalho que é realizado pelo Hospital. Ao destacar o slogan do HCB, - “A criança merece o melhor” -, ele disse à primeira dama: “Faço votos de que empunhe essa bandeira e defenda esse lema”.

A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, falou sobre a atuação da sociedade civil na história do Hospital, “que vem cumprindo sua missão de tratar crianças com doenças complexas, buscando processos de melhoria no diagnóstico, na assistência, na gestão”. Magalhães agradeceu o apoio da primeira dama, afirmando a Mayara Noronha que “sua presença, abraçando o Hospital da Criança de Brasília, nos revigora a fé e traz a alegria da esperança de que essa rede de idealistas está se renovando para o futuro”.

O histórico do sonho, construção e funcionamento do HCB também foi lembrado por Ilda Peliz, idealizadora da unidade de saúde. “Construímos o Hospital junto com a sociedade e com o apoio fundamental daquela que se tornou nossa madrinha fundadora, Mariza Gomes. Aqui, a sociedade está de mãos dadas com o Estado. Tenho certeza que o Hospital da Criança de Brasília terá seu momento antes e depois da nova madrinha social” afirmou Peliz, afirmando que é uma honra ter Noronha como defensora do HCB.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, disse na cerimônia que a presença da primeira dama denota o trabalho conjunto das pastas da Saúde e do Desenvolvimento Social no Distrito Federal. Segundo ela, o Hospital da Criança de Brasília dá “a certeza de que cuidamos de um SUS que dá certo”. Citando as mais de 300 unidades de saúde que integram a rede pública no DF, a secretária afirmou que "o HCB é um exemplo a ser seguido”.

Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)